As vantagens da Voz sobre IP (VoIP) sobre os métodos tradicionais de telefonia

As telecomunicações empresariais têm sofrido um tremendo crescimento nos últimos anos, sendo a principal mudança a alteração das linhas fixas tradicionais (analógico, RDIS ou até mesmo Acessos Primários) para sistemas de telecomunicações via internet. Tal se deve essencialmente graças ao surgimento da Voz sobre IP (Voice over Internet Protocol - VoIP).

Este método de telecomunicação evoluiu rapidamente e é actualmente o método preferido pelas empresas para comunicações internas, como também tomou o lugar das linhas tradicionais da rede fixa.   

A maioria dos operadores de VoIP oferecem vários produtos e serviços VoIP, permitindo às empresas poupar (bastante) nos custos de telecomunicações locais, como também internacionais.

VoIP como solução para os problemas da rede fixa

A maioria dos operadores VoIP oferecem serviços similares aos tradicionalmente oferecidos pelas operadoras de rede fixa, e até mesmo operadores de rede móvel, mas com acréscimo de benefícios e funcionalidades únicas da VoIP, sendo a mais conhecida, sem dúvida, a redução de custos nas chamadas de longa distância ou internacionais.

Mas há muita mais funcionalidades e vantagens para além da redução de custos :

  • serviços VoIP podem ser utilizados bastando que haja apenas um acesso à Internet, permitindo receber ou fazer chamadas sem limitações. Actualmente, a Internet está acessível em todo o mundo, facilitando o acesso a serviços VoIP onde quer que esteja, quer sejam serviços de um operador VoIP como os próprios serviços da sua empresa.
  • A VoIP permite às empresas gerir telefones localizados em sítios diferentes, inclusivé geograficamente. Por exemploe, é possível fazer com que vários telefones toquem ao mesmo tempo sempre que um cliente tenta contactar a sua empresa. Como a VoIP é um serviço baseado na internet, multipas extensões podem ser configuradas facilmente.
  • Telefones VoIP podem mudar de local facilmente, pois não necessita de quaisquer cabos de telefone : um cabo de rede informática típico ou até mesmo um ponto WiFi serve perfeitamente.
  • A VoIP pode funcionar via o acesso à internet do seu computador.
  • A VoIP permite o envio de FAX via internet, onde pode inclusivé enviar documentos de FAX mais rapidamente e a custos mais reduzidos do que via rede fixa tradicional.
  • A principal vantagem que leva as empresas a mudarem para sistemas VoIP ao invés de adquirir novas linhas de rede fixa, prende-se essencialmente aos custos extremamente reduzidos com que se aumenta o numero de linhas ou de extensões via serviços VoIP. Para além disso, a VoIP também tem serviços de IM (Instante Messaging) que opcionalmente suportam serviços de voz.
  • A grande maioria dos operadores VoIP não cobram pelo uso dos seus serviços. Paralelamente, a VoIP permite aos utilizadores bloquear numeros de telefone de chamadas indesejadas, criar serviços de encriptação de chamadas tornando-as totalmente seguras e privadas, criar salas de conferencia audio a 3 ou mais participantes, atribuir contas de voicemail por cada extensão, possibilita a geração de relatórios pormenorizados das chamadas, criar reencaminhamentos de chamada, sistemas de atendimento automatizado, filas de espera, transferência de chamada entre extensões ou telefones e telemóveis, marcação rápida (speed dial), entre dezenas de outras funcionalidades muito específicas, que a rede fixa tradicional, e até mesmo a rede móvel, não permite ou torna impraticável.

Em suma, comunicações eficazes juntamente com uma maior satisfação dos clientes é um ponto da maior importância para qualquer negócio em expansão ou para uma empresa em crescimento ou  que quer crescer ainda mais.

Escolha VoIP como uma solução para o seu negócio, para comunicações inteligentes!

 

Caso deseje obter mais informações não hesite em contactar-nos


Deixe o seu comentário

Os comentários serão publicados após verificação.